Fórum das Entidades Sindicais (FES) define ações e estratégias de lutas para 2024

08/02/2024

O Fórum das Entidades Sindicais (FES) se reuniu nesta quarta-feira, 7, para discutir as principais linhas de ação em defesa dos direitos dos servidores públicos do Estado do Paraná para o ano de 2024. Representando o SINDARSPEN, estiveram presentes a presidente Vanderleia Leite e o vice presidente, Ivolcir Bomfim.

Estratégias de luta pelo pagamento da Data Base, pela realização de concurso público e combate a terceirização, retomada da luta pela isenção do desconto previdenciário até o teto do INSS para aposentados, melhorias no atendimento à saúde do servidor, entre outros temas foram debatidos.

No início do encontro, foram apresentadas análises de conjuntura e também os números relativos à reposição da inflação. O economista Cid Cordeiro apresentou sua análise a respeito da previsão do índice inflacionário, bem como sobre as finanças do Estado para este exercício fiscal. O índice de inflação está estimado em 3,60% para maio este ano, totalizando 39,32% de defasagem salarial.

Bruna Durigan

A coordenação do FES estará oficiando a Casa Civil para que seja aberta a mesa de negociação. Além disso, outras estratégias de luta serão organizadas nas reuniões mensais do conjunto de sindicatos que compõem o Fórum. Entre elas, definiu-se como principal atividade a realização de uma Conferência da Saúde visando soluções para otimizar o atendimento a saúde preventiva e curativa dos servidores.

Outro tema tratado foi a defesa e reivindicação pela realização de concursos públicos. Pois, esta pauta está ligada à luta contra a terceirização que vem sendo implementada em vários setores do Estado, enquanto há déficit de servidores.

Outro tema importante debatido foi a necessidade de se retomar a luta pela Isenção do Desconto Previdenciário para aposentados que recebam até o teto do INSS, hoje definido em R$ 7.786,02.

Bruna Durigan

A nova representação do FES nos conselhos da ParanaPrevidência fez um resumo de sua atuação, ressaltando que embora o fundo da ParanaPrevidência esteja capitalizado e o direito das aposentadorias esteja, a princípio, resguardado, há divergências em relação às legislações que capitalizaram o fundo, desonerando o governo e onerando os servidores.

As conselheiras apresentaram sugestões na área da comunicação para relatar temas complexos sobre a gestão do fundo de modo a alcançar a grande maioria de servidores. Após avaliação dos integrantes do FES serão definidas essas estratégias.

O Fórum de Entidades Sindicais fará durante o ano de 2024 reuniões mensais e o SINDARSPEN estará participando ativamente contribuindo também nas lutas unificadas do serviço público.