Menu

Policiais penais lotaram auditório da SESP em Evento Comemorativo do Dia do Policial Penal


08/11/2023


O SINDARSPEN, em parceria com o Departamento da Polícia Penal do Paraná (DEPPEN/PR) e apoio da Secretaria de Segurança Pública(SESP/PR), realizou, neste 08/11, o Evento “A Polícia Penal no contexto da Segurança Pública do Paraná”, como parte das comemorações do Dia do Policial Penal do Paraná que se comemora anualmente no dia 13 de novembro.

O evento aconteceu no auditório da SESP/PR, que ficou lotado com a presença de centenas de policiais penais vindos do interior, de Curitiba e Região Metropolitana, marcando a presença de forma significativa neste importante encontro. Várias vezes a categoria ali presente mostrou o orgulho e a união puxando gritos de guerra após as falas dos integrantes da mesa.

Participaram da mesa a presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, o diretor geral do DEPPEN, Reginaldo Peixoto, o líder do governo na ALEP, deputado Hussein Bakri,  o presidente da AGEPPEN BRASIL, Ferdinando Gregório e o diretor geral da SESP/PR, Coronel Prüsse, que representou no evento o Secretário de Segurança, Hudson Leôncio Teixeira, que não pode comparecer devido a questões de saúde.

Para iniciar o evento, a presidente do SINDARSPEN agradeceu a presença de todos os policiais penais e autoridades, salientando que o evento é momento de comemoração, mas também de união e reflexão sobre o futuro da carreira.

“Fizemos este evento, nos dedicando bastante para que todos pudessem participar seja presencialmente como online, porque é preciso refletir sobre nossas lutas e conquistas, vitórias e, principalmente, aprofundar nossa reflexão sobre o lugar da Policia Penal no contexto da Segurança Pública, pensar sobre a nova organização da Polícia Penal e quem somos para que toda essa engrenagem funcione ouvindo todos que compõem a Polícia Penal tão necessária para uma sociedade mais segura, mais justa e mais humana,” disse.

Para saber quem somos, é preciso valorizar a nossa caminhada até aqui

Após sua fala de saudação, um vídeo institucional produzido pelo SINDARSPEN mostrou as lutas do passado, do presente e o orgulho que determina os passos para o futuro.

A partir das reflexões trazidas pelo vídeo com o mote “Para saber quem somos, é preciso valorizar a nossa caminhada até aqui”, o diretor executivo do SINDARSPEN e integrante do Conselho da Polícia Penal, José Roberto Neves, fez uma breve apresentação das prioridades de lutas para o futuro da carreira da Polícia Penal.

“Como pudemos ver neste vídeo, foi um movimento que iniciou com a luta dos trabalhadores e que possibilitou organizar o sistema penal, organizar a sua polícia penal. E aqui, no Paraná, com a experiência que nós tivemos na luta nacional, dialogamos já com o atual governo, dialogamos com vários órgãos do executivo e também com o Poder Legislativo para construir um texto que tivesse os pilares básicos da Polícia Penal. Uma polícia de estado, uma polícia organizada em departamento, uma polícia que pudesse cumprir toda a execução penal, porque tinha sim o risco de nós ficarmos fadados a ser segurança de muralha,” disse.

Futuro:  Readequação do Quadro Próprio da Polícia Penal

Neves então apontou para as lutas futuras e pediu apoio da categoria e todos os representantes que ali compuseram a mesa para as pautas prioritárias da categoria, destacando a readequação do Quadro Próprio da Polícia Penal. “Aqui nesse vídeo maravilhoso vimos quem fomos e agora para onde queremos seguir. E hoje, quero dizer para todos os presentes aqui nesta mesa e nesta platéia lotada de colegas que nós temos uma pauta muito cara que é a readequação do Quadro Próprio da Polícia Penal. E se tornou também importante para o DEPPEN que submeteu ao Conselho da Polícia Penal e de forma unânime foi debatido e aprovado. O Governo estadual teve uma habilidade quando propôs alterações para as carreiras das demais polícias que podem ser trazidas para a Polícia Penal, também,” citou.

Entre as mudanças propostas pelo SINDARSPEN, o diretor executivo, José Roberto Neves, destacou a necessidade de se exigir curso superior para ingresso na carreira, tabela de subsídio com vagas universais, que podem ser utilizadas para a promoção em qualquer classe; interstício de dois anos para as promoções e uma projeção de reajuste na tabela de subsídio para os próximos três anos.

Valorização da Polícia Penal

Logo após, o diretor geral do DEPPEN, Reginaldo Peixoto, reiterou a importância de se valorizar a caminhada e os avanços da carreira ate aqui. “Gostaria que pensassem comigo onde nós estamos hoje, onde nós estávamos há 5 anos, quem nós éramos há 5 anos atrás, o que nós fazíamos? Quais eram os nossos materiais de trabalho? Como estavam as nossas comunidades? E hoje? Hoje nós temos uniforme, já licitado, 150 dias para entregar toda a categoria e uniformizar nossa identidade visual, temos uma credencial, teremos novos coletes balísticos e aproximadamente duzentas novas viaturas serão entregues aí nos próximos 60, 70 dias. Então, temos muitas conquistas e a ideia é que a gente consiga trabalhar principalmente com a nossa segurança, partir da valorização de todos vocês,” disse Peixoto.

Sindicato atuante

Já o deputado e líder do governo na ALEP, Hussein Bakri, destacou a importância do trabalho do sindicato na pessoa da presidente Vanderleia Leite. “Gostaria de destacar aqui que a presidente do SINDARSPEN está sempre lá na Assembleia, mas nunca pediu nada para ela, só trabalhando incansavelmente por vocês. Assim é que tem que ser para poder avançar. E, da nossa parte, o que podemos fazer, contribuímos. O deputado corre atrás e ajuda. Contem com a nossa dedicação, nossa lealdade, vocês são muito importantes, vocês são necessários para a sociedade,” disse.

Representando a categoria em nível nacional, o presidente da AGEPPEN BRASIL, Ferdinando Gregório, também falou sobre  a importância da atuação do SINDARSPEN na vitória das lutas nacionais. “A luta pela regulamentação da Polícia Penal teve sua mola propulsora aqui no Paraná, com a organização do SINDARSPEN. Quando olho para todos vocês eu vejo a convergência, a unicidade de todos os policiais penais, o que é motivo de muito orgulho. Temos observado e acompanhado os avanços de vocês aqui e nos inspiramos e repercutimos em todo o país. Trata-se de uma entidade sindical referência com o pulso firme e que não desiste das lutas, que é a presidente Vanderleia,” disse.

Ferdinando ainda informou que junto com o SINDARSPEN uma proposta de atualização da legislação que trata do porte de armas foi encaminhada para debate no Senado Federal.

O diretor geral da SESP, Coronel Prüsse, ao justificar a ausência do Secretário de Segurança disse que a Polícia Penal do Paraná tem sido referência para outras forças de segurança. “Nessas representações que eu estive, sempre a Polícia Penal do Estado de Paraná está sendo referência, citada em âmbito nacional. E isso vai da estruturação que os senhores estão recebendo, a evolução a passos largos que os senhores estão indo, e o apoio do governo aberto sempre ao diálogo,” disse.

Orgulho de Ser Policial Penal do Paraná

Ao final, a presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, foi ovacionada em seu discurso que destacou o orgulho de ser policial penal do Paraná. “Você já se perguntou, como seria o mundo sem a polícia penal, essa profissão tão antiga e fundamental para o sistema de justiça de uma sociedade? Olho para cada colega aqui e vejo o trabalhador aguerrido que com todas as adversidades do cotidiano no cárcere, tem entregado a sociedade paranaense, resultados palpáveis, como o retorno da Polícia Judiciária para sua atividade fim, ao assumirmos as carceragens da Civil e também com a saída da PM das guaritas, muralhas e das escoltas dos presídios. Mesmo recebendo mais de 10 mil presos e muitas outras atribuições, com nossa dedicação e capacidade, temos alcançado vôos altos, onde muitos talvez não conseguiriam atuar, num ambiente de alta periculosidade, estressante e insalubre, mas ali estamos nós heróis do cárcere, às vezes invisibilizados,” disse.

E, por fim, reiterou a importância do apoio das autoridades ali presentes para as demandas da categoria. “Diante disso, caro deputado Hussein, senhor diretor do Deppen e em especial, o nobre Secretário de Segurança Pública, aqui representado pelo Coronel Prüsse, peço reconhecimento daqueles que se revestem de coragem todos os dias ao sair para o labor e apoio ao pleito legítimo de isonomia com as demais forças de segurança garantindo a adequação do nosso QPPP nos pontos aqui apresentados. E que façam ecoar nossa voz ao Governador, que certamente se orgulha do sucesso deste grande projeto da Segurança Pública em sua gestão, que se tornou a Polícia Penal do Paraná,” concluiu.

Confraternização

Os mais de 200 policiais penais, incluindo os veteranos e também as autoridades puderem ainda confraternizar com um almoço oferecido pelo SINDARSPEN, que proporcionou reencontros e muitas conversas entre amigos e amigas que ali estiveram. O almoço ainda contou com a apresentação de uma banda composta por policiais penais de Londrina.

Transmissão online

Ao longo de todo o evento, policiais penais que não puderam estar presencialmente, acompanharam a transmissão online feita pelo SINDARSPEN em suas redes sociais. A live na íntegra pode ser conferida neste link.

Brindes do Dia do Policial Penal

Na próxima semana, a diretoria do SINDARSPEN continuará realizando visitas nas unidades para entregar a cada filiado um KIT de Calendários como presente pelo Dia do Policial Penal. Os calendários foram produzidos pelo Sindicato com fotos feitas sobre o dia a dia dos servidores do sistema penitenciário mostrando assim o orgulho de ser policial penal. 

Tags: