SINDARSPEN entrega ao DEPPEN a Carta do I Encontro dos Policiais Penais Veteranos

07/06/2023

Atendendo a uma solicitação do SINDARSPEN, nesta terça feira, 06/06, a diretoria do Departamento da Polícia Penal do Paraná (DEPPEN-PR) recebeu um grupo de policiais penais aposentados que entregaram a  Carta do I Encontro dos Policiais Penais Veteranos promovido pelo SINDARSPEN contendo importantes demandas que vem sendo apresentadas ao sindicato. O documento lido pela presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, foi aprovado durante o I Encontro  realizado na mesma data.

Este evento no DEPPEN também fez parte do I ENCONTRO DOS POLICIAIS PENAIS VETERANOS que contou com uma agenda importante, começando com a Audiência Pública sobre a Data Base, na Assembleia Legislativa e logo depois, no Auditório Marcelo Pinheiro na sede do SINDARSPEN, os veteranos fizeram uma roda de conversa apresentando suas demandas que culminaram na elaboração e aprovação de uma Carta  ao governo.

Este documento foi entregue pelos participantes do I Encontro à diretoria do DEPPEN, na sede administrativa do órgão.

A carta foi lida pela presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, que frisou a importância dos policiais penais veteranos serem ouvidos.

“ Estou muito feliz por poder representar vocês que aqui estão. Uma das coisas que sempre digo é sobre a importância de se valorizar àqueles que por aqui passaram na segurança pública, auxiliando na execução penal, que são os veteranos. Sempre quis realizar este encontro e espero que seja o primeiro de muitos e isso vire uma agenda nossa. Nas culturas orientais tem se o costume de valorizar as pessoas que tem mais experiência e sabedoria. Já no ocidente muitas vezes acaba só valorizando os mais jovens. Por isso, é tão importante que ouvir os veteranos seja uma agenda tanto do sindicato como do governo, “ defendeu.

Reivindicações

As pautas reivindicadas na Carta são todas elas trazidas pelos policiais penais veteranos à diretoria do sindicato.

Na carta, destacam-se a emissão de uma carteira de identificação que os designe como Policial Penal Veterano; direito ao porte de arma para os inativos; garantia de participação em cursos oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário da Polícia Penal do Paraná – ESPEN, reposição da perda inflacionária nos vencimentos, que atualmente supera os 40% de defasagem, mudança na base de cálculo da contribuição previdenciária, elevando a referência atual teto de 3 salários mínimos, para o limite máximo estabelecido para os benefícios do INSS, que é de R$ 7.507,49; melhorias no SAS, com ampliação das coberturas e da rede credenciada e a garantida aos aposentados a possibilidade de receberem o vale alimentação.

A carta será também enviada para outros órgãos do governo.

Aposentados no calendário oficial do DEPPEN

Ao receber a carta, o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, se comprometeu em atender as demandas de competência do DEPPEN e reforçou a importância do trabalho realizado pelo SINDARSPEN. “Nosso SINDARSPEN que teve esta iniciativa em procurar o DEPPEN para abrir este espaço de diálogo com os aposentados. Reconhecemos a importância e vamos sim tornar este encontro parte do nosso calendário oficial. Nos comprometemos em levar para a diretoria como um todo as demandas que são de nossa competência,” disse.

Mauricio aproveitou também para informar que o decreto que autoriza a produção das identidades funcionais já foi aprovado pela Secretaria de Segurança Pública (SESP-PR) e será enviado nos próximos dias para a Casa Civil.

Diretores do SINDARSPEN destacam contribuição dos veteranos

Representando a Diretoria para Assuntos dos Aposentados do SINDARSPEN, fizeram uso da palavra também a policial penal aposentada Dejanira Veloso e o policial aposentado Valmir Tolovi.

“É uma honra estar aqui. Eu agradeço a todos presentes e quero dizer que sou muito honrado em servir o sistema penitenciário que vem evoluindo até chegar aqui, quando nos tornamos  policiais penais. Uma luta de 20 anos atrás, nós lá em Brasília brigando primeiro pelo porte de armas, depois a luta pela regulamentação da Polícia Penal que todos diziam ser uma utopia, mas nós conseguimos,” disse Tolovi.

Já Dejanira Veloso reforçou a importância da contribuição dos veteranos para a polícia penal. “Estou aposentada há dez anos e estou no sindicato há bastante tempo, desde 2006 e agora resolvi voltar atendendo ao convite da presidente Vanderleia. Hoje sinto muita alegria por representar meus colegas. É uma honra trabalhar por vocês, defender vocês na Assembleia, nas reuniões com  o governo. Sei que todos vocês atuaram num momento bastante difícil e o que o DEPPEN hoje tem o trabalho de cada um dos veteranos que aqui estão,” disse

O evento serviu também como homenagem àqueles que, por grande parte de suas vidas, se dedicaram ao trabalho que ajudou a desenvolver e estruturar a Polícia Penal.  Os participantes do encontro receberam certificados e presentes como agradecimento à uma vida dedicada ao sistema penitenciário do Paraná.

Confira neste link a Carta de Reivindicações do I ENCONTRO DOS POLICIAIS PENAIS VETERANOS promovido pelo SINDARSPEN.

Aprovação da Carta de Reivindicações do I Encontro dos Policiais Veteranos do SINDARSPEN

Fotos: Gilson Camargo