SINDARSPEN solicita ao governo unificação do quadro de vagas para promoções

22/06/2023

Na próxima semana, segundo informações do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, o governo irá enviar projetos de reestruturação das carreiras de algumas categorias das forças de segurança. Diante desta notícia, a diretoria do SINDARSPEN está propondo que se aproveite o momento para resolver definitivamente o problema de limitação de vagas para futuras promoções dos Policiais Penais. Isso será possivel com uma medida legislativa que altere a formatação da tabela de subsídio, que compõe o anexo da lei 245/2022. A proposta é de que os policiais penais possam se promover sem ter que se preocupar se haverá ou não vagas para esse instituto de evolução na carreira, assim como já acontece em outras carreiras.

Nesta semana, a diretoria do SINDARSPEN protocolou ofícios junto à Secretaria do Estado de Segurança Pública (SESP-PR), ao Departamento da Polícia Penal do Paraná (DEPPEN-PR) e à liderança do governo na Assembleia Legislativa requerendo que esta alteração seja enviada para votação na ALEP junto aos demais projetos.

Esta pauta foi tema da reunião entre o SINDARSPEN e os diretores do DEPPEN nesta quinta, 22/06. A presidente do sindicato, Vanderleia Leite, reiterou a importância do diálogo que o DEPPEN tem garantido nas negociações e por isso, destacou que é possível avançar ainda mais.

“Estamos felizes com a conquista da redistribuição de vagas anunciada na semana passada, fruto de um trabalho mediado pelo diálogo entre sindicato e governo. Agora, podemos continuar avançando. É importante que façamos já esta alteração para que não tenhamos nos próximos anos problemas quanto às vagas entre classes para promoções. Como o governo enviará um pacote de projetos que visam a reestruturação de carreiras, pedimos essas atualizações também na carreira da Polícia Penal”, disse.

Para Vanderleia, é importante garantir o tratamento isonômico em relação aos aspectos funcionais de cada categoria. “Por isso, assim como feito em outras carreiras, reivindicamos a unificação da quantidade de vagas existentes dentro da carreira da Polícia Penal, também. Essa alteração proporcionará os aprimoramentos e alinhamentos essenciais para garantir a ascensão funcional e o pleno respeito ao direito constitucional dos servidores, evitando interrupções indevidas em suas carreiras,” destacou.

Presentes na reunião, o diretor do DEPPEN, Osvaldo Machado e o seu diretor adjunto Maurício Ferracini, sensíveis a esta pauta, prontamente acolheram a demanda e já encaminharam para análise de outros órgãos de Governo.

Também presentes na reunião pelo SINDARSPEN, estavam o diretor financeiro, Rodrigo Fontoura, o diretor social Luiz Carlos Lima e advogado do sindicato Paulo Horácio.