Menu

SINDARSPEN expõe no Conselho Penitenciário necessidade de investimentos na segurança das unidades


22/06/2017


O atentado sofrido no último 13 pelo agente penitenciário Roger Oscar Werkhauser em Toledo levou o SINDARSPEN a recorrer ao Conselho Penitenciário do Paraná (COPEN) em busca de apoio para cobrar do governo do Estado investimentos em segurança nas unidades penais. 

Na reunião ordinária do COPEN realizada ontem (21/06), o diretor Jurídico do SINDARSPEN, Ricardo Carvalho, expôs a preocupação do Sindicato com os ataques sofridos por agentes penitenciários no Paraná. Em 14 anos, foram 17 assassinatos, além dos casos que felizmente não culminaram em morte, como o de Werkhauser.
“Os agente no Paraná ainda estão trabalhando com mecanismos usados no início do século, abrindo manualmente trancas nos cubículos”, narrou o dirigente sindical. 

Na semana passada, a diretoria do SINDARSPEN esteve em Cruzeiro do Oeste pedindo providências das autoridades locais para as ameaças que estavam sendo feitas por presos a agentes da PECO devido à falta de body scan na unidade. “Os presos reclamam que seus familiares passam por visitas vexatórias porque a maioria das unidades não têm body scan. Se é vexatório para as visitas, é também para os agentes, que são obrigados a ver a visita se despir, agachar”, relatou. 

Em todo o Paraná existem apenas cinco aparelhos body scan, que atendem a dez unidades penitenciárias em Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e na Região Metropolitana de Curitiba.  Em Cruzeiro do Oeste, Maringá, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Guarapuava ainda são realizadas revistas corporais, com a utilização de equipamentos como raquetes e portais detectores de metais, além das revistas íntimas, na qual as visitas ficam completamente despidas e agacham três vezes, enquanto as agentes observam se não há nada escondido em seu corpo ou roupas.

Outro problema levantado pelo Sindicato foi a falta de bloqueadores de celular, permitindo que facções criminosas possam planejar ações, e de drones. Tem crescido a incidência da entrada de ilícitos nas cadeias por meio desses aparelhos remotos. "Já há tecnologia disponível no mercado para impedir os sinais de drones", destacou o dirigente. 

O Conselho Penitenciário vai oficiar a Secretaria de Segurança Pública para pressionar que a pasta elabore projetos para a automatização e modernização do sistema. Segundo a Secretaria da Fazenda, há recursos para investimentos no setor; o que não há são projetos para uso desses recursos.

Roger Oscar Werkhauser segue internado em estado grave. O SINDARSPEN tem dado todo ampado para a família do agente, além de estar acompanhando as investigações.  
 
Tags: