Menu

Agente escreve livro sobre mulheres que buscaram no crime fuga para os problemas

Pré-lançamento será entre os dias 11 e 15 de agosto, na c
06/08/2014


Crimes, vítimas e fuga dos problemas. Esse é o resumo do livro “Aprisionadas” que a Agente Penitenciária Cida Varela, 51, escreveu recentemente. A obra conta histórias de mulheres que cumprem pena em unidades penais de Curitiba, que foram vítimas por diferentes formas de violência e, que, encontraram no crime uma saída para seus problemas. 
 
Para a autora, o objetivo do livro é relatar a realidade por trás das grades para que a sociedade entenda que nem todas as mulheres presas devem ser rotuladas como criminosas. “Apesar da passagem pelo Sistema Prisional, muitas mulheres não podem ser taxadas como criminosas. As narrativas revelam tragédias que evidenciam tanto culpadas quanto inocentes. Temos exemplos de mulheres que praticaram crimes para defender o filho ou para salvar a própria vida e aquelas que encontraram no crime a fuga para enfrentar algum tipo de violência que sofreu no passado”, relata.
 
Ainda segundo Cida, a obra também tem a intenção de contribuir para que a violência praticada contra a mulher seja suprimida. “Acredito que escrever sobre questões pertinentes ao universo feminino possa ser uma forma de prevenção, porque evidencia algumas modalidades de violência que culminam na privação por completo da capacidade de autodeterminação feminina”, diz.  
 
O pré-lançamento do livro será entre os dias 11 e 15 de agosto, durante II Seminário Estadual de Educação em Prisões, em Foz do Iguaçu. A autora pretende fazer o lançamento na cidade de Curitiba ainda em agosto. Os livros podem ser comprados direto com a autora e após o lançamento nas principais livrarias do Estado. 
Cida Varela é formada em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil) e funcionária pública, como servidora do Sistema Penitenciário do Estado do Paraná desde 1995.  
 
Contatos da autora: 
 
Telefone: (41) 9955-0366
Email: cida_varela@hotmail.com 
Facebbok: www.facebook.com/escritoracidavarela 
Tags: mulheres