Menu

I Encontro dos Policiais Penais Veteranos do SINDARSPEN foi marcado por reconhecimento e alegria dos reencontros


07/06/2023


“Este encontro foi muito proveitoso porque alinhamos as ideias e pautas, além de fortalecermos o sindicato para a nossa luta. Pois, só com união que conseguiremos fazer chegar nossas reivindicações,” disse Robson Cardoso, policial penal aposentado que atuou no sistema por 27 anos. 

Este foi um dos vários depoimentos dos participantes do I Encontro dos Policiais Penais Veteranos promovido pelo SINDARSPEN na última terça feira, 06/06.

O evento contou com uma agenda de vários momentos importantes organizada pelo sindicato para garantir que os policiais penais aposentados pudessem participar ativamente dos debates e decisões que dizem respeito à categoria. Para a presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, ouvir quem já contribuiu e muito com a Polícia Penal é nossa obrigação e compromisso. "Queremos que este seja o primeiro de muitos outros encontros que virão pela frente, pois é ouvindo e refletindo juntos que temos como fortalecer a luta dos veteranos,” disse.

Luta pela Data – Base

Na primeira parte do dia do Encontro, os veteranos participaram junto com os colegas da ativa, da Audiência Pública sobre Data Base realizada na Assembleia Legislativa do Paraná.

O Plenarinho da Assembleia lotou com a presença de centenas de servidores públicos de diferentes categorias.  O SINDARSPEN esteve representado pela diretoria e policiais penais da ativa e aposentados de Curitiba e do interior do Paraná. 

Saulo Bueno da Silva, policial penal aposentado que trabalhou por 27 anos no sistema, disse que a união com os policiais da ativa na Audiência foi muito importante. “Primeiro dizer que o encontro como um todo foi muito bem organizado e fomos muito bem recebidos pelo sindicato. Agora, foi de muita importância estarmos lá na Assembleia reforçando a luta junto com os que estão na ativa. Então, o encontro veio em um momento muito oportuno,” disse

Mara Helena Esper, que trabalhou por 31 anos como policial penal, disse que participar da Audiência deu esperanças para a luta por uma aposentadoria mais tranqüila. “Não tem como fazer de outra forma a não ser se unir na luta por nossos direitos porque queremos ter uma aposentadoria mais tranqüila. Temos muitas seqüelas na saúde e outros setores da vida, por isso precisamos de um salário digno para remédios, alimentação, entre outras necessidades,” afirma.  

Já para o policial penal aposentado Elidio Peçanha de Souza, estar junto com os amigos na luta revigorou o ânimo.  “Achei importante estar junto dos amigos e também dos que estão na labuta diária porque revigora nosso ânimo para luta porque o governo precisa olhar um pouco mais por nós, os aposentados,” afirmou.  

Debate e Carta

Já na segunda parte do Encontro, os policiais penais veteranos se reuniram no Auditório Marcelo Pinheiro, na sede do SINDARSPEN, para um debate acerca das principais pautas a serem levados ao governo.  A partir das reflexões e sugestões expressas pelos participantes, uma Carta do I Encontro dos Policiais Penais Veteranos foi elaborada e aprovada com as seguintes demandas:

Emissão de uma carteira de identificação que os designe como Policial Penal Veterano;

Direito ao porte de arma para os inativos;

Garantia de participação em cursos oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário da Polícia Penal do Paraná – ESPEN,

Reposição da perda inflacionária nos vencimentos, que atualmente supera os 40% de defasagem,

Mudança na base de cálculo da contribuição previdenciária, elevando a referência atual teto de 3 salários mínimos, para o limite máximo estabelecido para os benefícios do INSS, que é de R$ 7.507,49;

Melhorias no SAS, com ampliação das coberturas e da rede credenciada e

Garantia aos aposentados da possibilidade de receberem o vale alimentação.

 

Além das pautas, os participantes também sugeriram que mensalmente seja organizada uma agenda dos policiais penais veteranos junto aos deputados na Assembleia. Definiu-se que grupos se organizarão para, durante um dia no mês, visitar os gabinetes levando as suas pautas.

Ao longo desta parte do Encontro, o advogado do SINDARSPEN, Dr. Paulo Horário, ficou à disposição para tirar dúvidas e trazer informações sobre temas de interesse dos aposentados. 

Reunião no Deppen

Logo depois, os veteranos acompanhados da diretoria do SINDARSPEN se dirigiram à sede administrativa do DEPPEN, onde foram recebidos pelos diretores e coordenadores regionais do Deppen.

Atendendo a uma solicitação do SINDARSPEN, a diretoria do Departamento da Polícia Penal do Paraná (DEPPEN-PR) recebeu os policiais penais aposentados que entregaram a  Carta do I Encontro dos Policiais Penais Veteranos promovido pelo SINDARSPEN contendo importantes demandas que foram apresentadas ao sindicato. A carta foi lida pela presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, que frisou a importância dos policiais penais veteranos serem ouvidos.

“Estou muito feliz por poder representar vocês que aqui estão. Uma das coisas que sempre digo é sobre a importância de se valorizar àqueles que por aqui passaram na segurança pública, auxiliando na execução penal, que são os veteranos. Sempre quis realizar este encontro e espero que seja o primeiro de muitos e isso vire uma agenda nossa. Nas culturas orientais tem se o costume de valorizar as pessoas que tem mais experiência e sabedoria. Já no ocidente muitas vezes acaba só valorizando os mais jovens. Por isso, é tão importante que ouvir os veteranos seja uma agenda tanto do sindicato como do governo,” defendeu.

Ao receber a carta, o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, se comprometeu em atender as demandas de competência do DEPPEN e reforçou a importância do trabalho realizado pelo SINDARSPEN. “Nosso SINDARSPEN que teve esta iniciativa em procurar o DEPPEN para abrir este espaço de diálogo com os aposentados. Reconhecemos a importância e vamos sim tornar este encontro parte do nosso calendário oficial. Nos comprometemos em levar para a diretoria como um todo as demandas que são de nossa competência,” disse.

Mauricio aproveitou também para informar que o decreto que autoriza a produção das identidades funcionais já foi aprovado pela Secretaria de Segurança Pública (SESP-PR) e será enviado nos próximos dias para a Casa Civil.

 

Alegria do reencontro

Ao longo do dia, os participantes do I Encontro dos Policiais Penais Veteranos comentaram do sentimento de alegria pelo reencontro com ex colegas de trabalho e agradeceram o reconhecimento do sindicato por eles.

Marisa Bonarowski Fabro se aposentou em 2018 e trabalhou no sistema desde 1986. Para ela, o encontro foi muito emocionante. “Esse trabalho fez diferença em toda a minha vida, inclusive eu fiquei um pouco chateada quando tive que me aposentar. Por isso, este encontro é muito bom, de muita emoção para a gente se reencontrar com amigos que trabalhamos.”

Da mesma opinião, o policial penal veterano Celito Reinaldi agradeceu o sindicato pela oportunidade do reencontro. “Estou achando importante para rever os amigos e matar as saudades. Amigos que são amigos deixam saudades,” disse.

Durante a reunião, o vice presidente do SINDARSPEN, Ivolcir Bomfim, reforçou que o espaço do sindicato é para que todos participem e destacou a importância da união. “Quero que todos saibam que aqui, este espaço é para vocês virem, participarem sempre. Temos um lema nosso que é Juntos Somos Mais Fortes, por isso quanto mais unidos estivermos, mais fortes seremos,” destacou.  

A diretoria do SINDARSPEN ainda presenteou os participantes do I Encontro dos Policiais Penais Veteranos com camisetas e carteiras com o símbolo da Polícia Penal.

 

 

Tags: