Identidade funcional, uniformes e EPIs foram pautas da reunião com o DEPPEN nesta quinta, 31.

01/09/2023

Emissão das novas Identidades Funcionais, informações acerca da licitação dos novos uniformes e a aquisição de Equipamentos de Proteção Individuais (Epis) foram temas da reunião dos diretores do SINDARSPEN com o vice diretor do DEPPEN, Maurício Ferracini dos Santos e o diretor administrativo e financeiro, Edilson Spósito, nesta quinta feira, 31.

O vice presidente do SINDARSPEN, Ivolcir Bomfim, pediu informações e celeridade quanto ao início da emissão das Identidades Funcionais, maiores esclarecimentos a respeito dos novos uniformes e a aquisição de EPIs. Reforçando que todas estas reivindicações já foram pauta de outras reuniões com o DEPPEN e, por isso, a importância de informações mais precisas para a categoria.

Emissão das Identidades funcionais

Bomfim ressaltou a importância de dar celeridade ao processo da emissão das novas Identidades Funcionais e também pediu adequações na identidade, melhorando a legibilidade das informações no novo modelo. Outro tema debatido foi sobre a inserção do porte de armas para os aposentados no documento.

Maurício informou que a emissão das novas identidades começará a partir do dia 18 de setembro e que todo policial penal da ativa receberá a funcional com inserção de porte de armas. E, que serão feitas as adequações solicitadas para que as informações fiquem legíveis no documento. Quanto à inserção da matrícula dos servidores no documento, informou que neste primeiro momento não será feita, mas que esta adequação poderá ser feita no próximo documento definitivo a ser licitado para que não atrase a emissão do documento agora.

Ressaltou também que uma circular foi enviada aos servidores no mês de agosto informando que até o início da emissão das novas identidades, ou seja, 18 de setembro,  os policiais penais devem entrar em contato com os RHs de suas respectivas Regionais para confirmar se os dados cadastrais e fotos estão corretos.

Em relação à inserção do porte de armas nas identidades dos aposentados, o DEPPEN reforçou mais uma vez que dará o suporte técnico para que os mesmos se capacitem no sentido de poder pedir o porte no SINARME, nestes casos emitindo declaração de aptidão, caso façam teste psicológico e de tiro.

Mas que na identidade do aposentado, no momento, não virá a autorização do porte de armas, considerando o que dispõe o Estatuto do Desarmamento. Importante lembrar que a adequação do Estatuto do Desarmamento tem sido pauta de luta do SINDARSEN através da AGEPPEN Brasil.

Novos uniformes

Sobre os uniformes, a diretoria do sindicato defendeu que seja amplamente debatido com a categoria e que o modelo que está sendo licitado seja divulgado pelo DEPPEN em suas mídias, pois a identidade visual é uma questão importante para categoria neste momento de consolidação da Polícia Penal. Entre as propostas levadas pela diretoria do SINDARSPEN, também foi defendido a existência já neste momento de modelos de uniformes diferenciados para homens e mulheres.

O vice presidente do SINDARSPEN reforçou também que alguns possíveis modelos circularam pelos grupos de whatsapp, o que tem gerado dúvida e descontentamento entre os policias penais. Mas segundo o DEPPEN, o modelo que circulou nas redes sociais não é o que o Departamento está adquirindo, já que o mesmo não foi apresentado oficialmente. Os diretores do sindicato, na reunião, cobraram a apresentação do modelo, porém ainda isso não foi feito.

“Na caminhada que estamos de construção da identidade da Polícia Penal, isto é bastante importante para a categoria. E, por isso, defendemos que a escolha do uniforme a ser usado pelos colegas possa ser de ampla divulgação e debate,” disse Bomfim.

O diretor administrativo Edilson Sposito informou que o modelo do novo uniforme escolhido pelo DEPPEN será padrão e da cor cinza. O uniforme que será distribuído contém um boné, uma Combat Shirt e calças feminina e masculina. Os demais uniformes que já foram entregues como coturnos, duas camisas, cinto e jaqueta continuarão compondo o fardamento. E disse que as empresas licitadas assinaram o contrato no dia 07 de julho, tendo até 180 dias para a entrega, conforme contrato assinado com o DEPPEN.

Sobre a cor cinza, Maurício explicou que a escolha é resultado de critérios técnicos já utilizados por outras forças de segurança.

"Um dos fatores de não escolher a cor preta tem a ver com uma questão técnica.  Por exemplo, a preta dificulta na visualização dos ferimentos. E cinza também dialoga com a cor da logo  da Polícia Penal", explicou Maurício.

Coletes balísticos

Os diretores do SINDARSPEN também pediram informações sobre a distribuição de novos EPIs, especialmente os coletes balísticos. Tal demanda havia sido solicitado em outra reunião realizada no primeiro semestre do ano com o diretor do DEPPEN, Osvaldo Machado.

O vice diretor do DEPPEN disse que existe uma previsão de recebimento de mais 1400 coletes com entrega prevista num prazo de 4 meses devido o material ser importado. Informou ainda que atualmente já possuem 1200 coletes com validade em dia no Departamento, destacando que com a nova compra, cada policial receberá o seu, sendo acautelado através do SARME.

Os diretores do sindicato reforçaram a necessidade de se agilizar o encaminhamento destas demandas e disseram que continuarão acompanhando a tramitação, ressaltando também a importância de investimento em outros equipamentos para realização dos trabalhos operacionais.

Estiveram presentes na reunião pelo SINDARSPEN, os diretores Rodrigo Fontoura, Cristiano da Luz, Luiz Carlos Lima e a diretora Dejanira Veloso.