Representante do SINDARSPEN é eleita para ocupar vaga no Conselho da ParanáPrevidência

29/08/2023

O Fórum das Entidades Sindicais (FES) realizou nesta terça feira, 29, uma Plenária com a participação dos sindicatos de servidores públicos do Poder Executivo do Paraná para eleger representantes para os Conselhos de Administração e Fiscal da ParanáPrevidência. Pelo SINDARSPEN, foi eleita como Conselheira, a policial penal e ex presidente do sindicato, Petruska Sviercoski.

A plenária aconteceu em cumprimento ao Edital 47697, publicado pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) no dia 9 de maio de 2023. A decisão pela realização da eleição foi tomada após a aprovação unânime do Regulamento da Plenária Estadual em uma reunião do FES ocorrida no dia 2 de agosto de 2023.

O SINDARSPEN, após reunião da sua diretoria, indicou o nome da policial penal e delegada sindical Petruska Sviercoski para concorrer a uma das 4 vagas destinadas a servidores públicos nos Conselhos.  A indicação do seu nome se deu devido à sua experiência tanto na gestão sindical como no tema previdenciário e o conhecimento das atividades dos demais sindicatos, dos quais precisará de apoio e voto.

Pela primeira vez, a Polícia Penal tem representante na ParanáPrevidência

Eleita por unanimidade junto aos demais futuros conselheiros, Petruska agradeceu os votos, bem como a indicação do seu nome e destacou a importância da representação das forças de segurança no Conselho:

“Fico muito grata por ter sido escolhida e eleita junto aos demais colegas representantes dos servidores públicos. É muito importante ter uma representação da Segurança Pública no Conselho da ParanáPrevidência, um espaço que até então não havia sido alcançado por trabalhadores deste setor. Além de fazer a defesa coletiva de todos servidores do Estado, será possível focar na defesa das especificidades das carreiras das forças de segurança,” diz.

A presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, elogiou o processo eleitoral que chegou a um consenso na escolha dos representantes e também reiterou sobre a importância da representação da Polícia Penal na ParanáPrevidência.

"O SINDARSPEN sai muito satisfeito com o resultado da Plenária que culminou em um consenso construído entre os representantes de trabalhadores que participaram da reunião e do processo eleitoral. Para nós, é um momento bastante importante pois é a primeira vez que uma policial penal ocupará uma vaga titular no Conselho da ParanáPrevidência. Representação esta que fortalecerá os servidores públicos, por exemplo, na luta para acabar com o pagamento da contribuição previdenciária de aposentados até o teto do INSS, como a defesa da nossa pauta específica de propor uma emenda que venha a garantir a paridade àqueles policiais penais que entraram depois de 2003," destacou.

Nesta Plenária também ocorreu a assinatura de termo de compromisso dos referidos eleitos, passo essencial para assegurar a integridade e o cumprimento das responsabilidades inerentes ao papel que irão desempenhar nos Conselhos de Administração e Fiscal.

Por unanimidade dos votos dos delegados presentes na Plenária, foram eleitos(as) os seguintes representantes que tomarão posse como Conselheiros da ParanáPrevidência no mês de outubro:

Conselho de Administração:

Ativos:

Titular: Marlei Fernandes de Carvalho (APP-Sindicato)

Suplente: Giordano Pedro de Oliveira (SindSaúde-PR)

Aposentados:

Titular: Marisa Morales Penati (Sinteemar)

Suplente: Elisa Maria Neiva de Lima Muller (APP-Sindicato)

Conselho Fiscal

Ativos:

Titular: Petruska Niclevisk Sviercoski (Sindarspen)

Suplente: Edson Armando Silva (Sintespo)